A topografia tem um papel importante na hora da compra de um terreno, em seu licenciamento e registro junto a órgãos públicos. Além de ser um peça importante na fase da execução da obra, ela também é utilizada para verificar possíveis deslocamentos de uma estrutura já construída.
Através da topografia, pode-se adquirir informações valiosas que ajudam a determinar o melhor local de uma implantação, além de ajudar a prever serviços de terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros. É através dela que obtemos informações sobre relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos.
A palavra topografia deriva de dois termos gregos: “topos”, que significa lugar, e “graphen”, que quer dizer descrever. Por definição, a topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias.
O principal objetivo das atividades de terreno é a obtenção de mapas topográficos. Entre eles, para especificar, precisam dos dados coletados durante o levantamento topográfico (orientadas pela norma brasileira NBR 13133 – Execução de Levantamento Topográfico). Na construção civil, os tipos mais usuais de levantamento topográfico são: o planimétrico e o planialtimétrico.
O levantamento planimétrico é o considerado mais simples e elementar. Nele, o topógrafo deve dimensionar as medidas do comprimento e largura do primeiro plano, ou seja, não são verificadas dimensões de altura, por exemplo.
Já no levantamento planialtimétrico, além das medições do comprimento e da largura, o topógrafo também deve estipular as diferenças de altura, a inclinação do terreno e o nivelamento do mesmo.
Você pode ver no post de hoje que a topografia é de fundamental importância para a construção civil. Afinal, ela é decisiva para subsidiar projetos, apoiar a tomada de decisões e minimizar erros, importantes para segurança técnica e a melhor execução dos projetos.
Realizamos uma Minissérie em vídeos onde explicamos Conceitos Básicos de Topografia, importantes para se iniciar o estudo de levantamento topográfico.
- Topografia: Conceitos Básicos de Levantamento Planialtimétrico (como entender isso de modo simples)
Estamos em uma nova minissérie de vídeos sobre Topografia, nesse vídeo veremos conceitos básicos de levantamento planialtimétrico.
2. Trigonometria Simples que a gente usa em Topografia. Você conhece estes macetes?
Estamos em uma minissérie sobre Conceitos Básicos de Topografia, nesse vídeo veremos sobre Trigonometria Simples, uma vez que a utilizamos para cálculos dentro dos estudos topográficos.
3. Calculadora Científica: Como Usar com Medidas e Unidades Sexagesimais (graus, minutos e segundos)
Estamos dando contínuidade aos vídeos anteriores sobre Conceitos Básicos de Topografia, hoje veremos sobre como usar a Calculadora Científica para cálculos com Medidas e Unidades Sexagesimais.
4. Escalas e Nortes, Declinação Magnética e Azimutes: Como Calcular e Usar nos Projetos de Topografia
Nesse vídeo veremos sobre como calcular e usar Escalas e Nortes, Declinação Magnética e Azimutes em Projetos de Topografia.
5. Instrumentos e Modos de se Medir Terrenos e Mapas Topográficos: Como são feitos?
Estamos em uma Minissérie sobre Conceitos Básicos de Topografia, e veremos sobre Medição de Terreno e Mapas Topográficos
6. Poligonação: Como medir e calcular medidas angulares pelo método do caminhamento na Topografia
Nesse vídeo veremos sobre Como medir e calcular medidas angulares pelo método do caminhamento na Topografia (Poligonação).
7 Topografia: Exemplo de Poligonação, Prático e Completo com instrumentos e cálculo resolvido
No video de hoje veremos um exemplo de medição em campo, utilizando como método, a poligonação. Veremos também como calcular as medidas angulares.
8. Teodolito Caseiro (Completo!): Como montar um, como usar e diferentes modos de como se calcular.
Iremos ver como é o funcionamento de um teodolito caseiro, e veremos como calcular com base nele.
9. Irradiação (Coordenadas Polares) e Norte da Bussola: Dicas e Passos Para Usar e Medir Certo!
No vídeo de hoje veremos sobre Irradiação (coordenadas polares) e norte da bússola, para que você realize a medição topográfica corretamente.
10. Irradiação (Método das Coordenadas Polares): Exemplo Resolvido (Completo)! Como Fazer, Passo a Passo
No vídeo de hoje veremos alguns exemplos de Irradiação (método das coordenadas polares) para que você realize a medição topográfica corretamente.
11. Coordenada e Rumo: Exemplos Resolvidos, Passo a Passo. Cálculo de Coordenadas Polares e Rumos
No vídeo de hoje veremos como calcular, passo a passo, as coordenadas polares e rumo e veremos alguns exemplos.
12. Nivelamento Geométrico Composto (Altimetria com Estaca de Mudança): Exemplo Resolvido Completo
No vídeo de hoje veremos um exemplo completo de nivelamento geométrico composto (Altimetria com Estaca de Mudança).
13. Estádias: Você sabe ler? Leitura de Estádias, os Tipos de Nivelamento e a sua Precisão Altimétrica
No vídeo de hoje veremos como realizar leitura de estádias, tipo de nivelamento e sobre precisão altimétrica.
14. Representação do Relevo e das Curvas de Nível do Terreno. Como calculamos para desenhar a topografia
Estamos em uma minissérie de vídeos sobre Topografia, no vídeo de hoje veremos a representação do Relevo e das Curvas de Nível do Terreno.
15. Volume de Terra e Equipamentos. Como Calcular: Prisma, Pirâmide, Tronco de Pirâmide, Cone, Cilindro
No vídeo de hoje veremos como calcular volume de prisma, sólido, pirâmide, tronco de pirâmide, cone, cilindro… volume de terra e veremos também alguns equipamentos.
16. Exemplos Resolvidos de Cálculos de Volume em Topografia. Passo a Passo Completo.
Estamos em uma minissérie de vídeos sobre Topografia, no vídeo de hoje veremos conceitos básicos de levantamento planialtimétrico.
Confira estes e mais vídeos no Meu Canal, no Youtube (clique aqui).
Ou acesse o link:
Se você gostou, dê o like e compartilhe! Desta forma eu saberei que devo continuar trazendo mais conteúdo em vídeo, como este, para você.
Caso ainda não receba nossos artigos semanais, você pode assinar a newsletter também clicando aqui.