No momento você está vendo Avaliação de Construtibilidade (artigo científico publicado)

Avaliação de Construtibilidade (artigo científico publicado)

No domingo, 25 de outubro de 2020, recebi o aviso de que o meu segundo artigo científico foi publicado na revista Project Design and Management (PDM) da Multi-Lingual Scientific (MLS) Journals, Santander, España. Você pode conferir neste link:

Submeti o artigo “Avaliação de construtibilidade em Projetos BIM no Brasil.” em 04 de abril de 2020.

E agora, no dia 25 de outubro de 2020, ele foi aceito e publicado.

Consegui publicá-lo em aproximadamente 6 meses. Neste artigo científico desenvolvo um resumo do trabalho que realizei na minha tese de mestrado (como e o porquê de eu ter criado uma avaliação que pontua e calcula a construtibilidade de edificações brasileiras).

Subi aqui em junho de 2020, uma postagem sobre a apresentação do meu mestrado que realizei o no início de 2020 (Você pode conferir aqui):
https://kotaira.com.br/arquivos-do-mestrado-de-desenho-gestao-e-direcao-de-projetos/

E você pode baixar o meu 1.º artigo sobre “Avaliação de Construtibilidade” aqui:


Se quiser conferir, você pode baixar o meu artigo sobre “Avaliação de construtibilidade em Projetos BIM no Brasil” aqui:


Evaluacion-de-constructividad-en-Proyectos-BIM-en-Brasil


Eu, sinceramente, não esperava que ele fosse publicado. Foi uma surpresa. Este artigo eu havia submetido antes para uma universidade pública brasileira, que não citarei o nome, e foi rejeitado.

Esta universidade não é ruim. Já dei aula para alguns professores e alunos de lá. Mas tive azar.

O avaliador designado na universidade pública brasileira me notificou que não publicaria pois a revista científica publicava artigos de TI e não da área de construção civil.

O meu tema envolvia o uso de softwares BIM em avaliação de construtibilidade de projetos brasileiros da construção civil, um tema um pouco limítrofe entre duas áreas que, por vezes, algumas pessoas vêem como não congruentes, e era bem capaz de que se eu enviasse para uma revista de construção civil deles, usariam uma desculpa semelhante.

O avaliador completou solicitando que eu enviasse a fórmula matemática que eu desenvolvi na minha tese completa para ele (sendo que foi enfático no início da resposta que não publicaria o meu artigo devido ao tema).

Não contestei, nem envei revisão. Desencanei do Brasil. Submeti o artigo para a Espanha. E foi publicado.

Quando você recebe um “não” para o artigo que contém o resumo da sua tese, escrita por cerca de 1 ano, por qualquer motivo que seja, você começa a duvidar de si (em vez de duvidar do artigo ou do avaliador infeliz). É engraçado. Foi publicado. Mas acho que fica aqui uma lição.


Caso ainda não receba nossos artigos semanais, você pode assinar a newsletter também clicando aqui.

Keila Kotaira

Keila Kotaira é um dos nomes mais conhecidos em Edição de Componentes Paramétricos e Gestão de Bibliotecas BIM no Brasil. Arquiteta Urbanista (2005) e Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da Construção Civil (2020), é autora de materiais para treinamentos e ministra cursos e consultoria. Aqui, neste website, Keila busca compartilhar conhecimentos, de forma aberta e gratuita, sobre Computação Gráfica e Building Information Modeling, para que você também possa ganhar em qualidade, energia, e transformação dos seus projetos... Este é também o nosso portfólio virtual de serviços.

Deixe um comentário